Nos dias 7 e 8 de abril de 2001, foi realizado o I Seminário de Educação em Valores Humanos em Terra Roxa-PR, com participação de 180 educadores de 21 instituições.
Um outro seminário foi realizado em 24 de julho, destinados a 220 outros educadores, de 15 instituições.
Os eventos foram organizados pela secretaria municipal de Educação, e o prefeito fez a palestra de abertura do primeiro deles.
Nos dias 7 e 8 de abril de 2001, foi realizado o I Seminário de Educação em Valores Humanos em Terra Roxa-PR, com participação de 180 educadores de 21 instituições.
Um outro seminário foi realizado em 24 de julho, destinados a 220 outros educadores, de 15 instituições.
Os eventos foram organizados pela secretaria municipal de Educação, e o prefeito fez a palestra de abertura do primeiro deles.
Convidado pela secretaria de Educação de Araxá, realizamos mais um seminário de Educação em Valores Humanos nessa cidade, em 25 e 26 de maio, destinado aos professores da rede municipal de ensino. Compareceram 450 educadores de 26 instituições.
Nos dias 9 e 10 de junho, foi realizado o I Seminário de Educação em Valores Humanos na capital de São Paulo.
Os palestrantes foram: Gonçalo Vicente de Medeiros, do Instituto Sathya Sai de Educação, Eva dos Santos Pereira, diretora da EM Anísio Teixeira-RJ, Miriam Expedita Caetano, diretora do EMEI Dom José Gaspar-SP, Lucy de Araújo Lopes, chefe de gabinete da vice-prefeita de Fortaleza-CE, Guido Nunes Lopes, doutorando no CENA-USP, Miriam Elena Souto de Giacometti, secretária municipal do Trabalho e Ação Social de Palotina-PR, Maria das Graças Bittencourt, da secretaria de Ação Social de Palotina-PR, e Marieni Pizzatto Xaubet, coordenadora de Educação em Valores Humanos da secretaria de Educação de Palotina-PR.
O evento teve o apoio de divulgação da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Compareceram 290 educadores de 89 instituições.
De 18 a 21 de junho, com palestra de abertura proferida pelo prefeito, foram realizados dois seminários de Educação em Valores Humanos, no auditório do Goioerê Clube de Campo, para as escolas municipais e estaduais dos 9 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, da secretaria estadual de Educação do Paraná.
O primeiro seminário, nos dias 18 e 19, destinou-se aos educadores dos municípios de Goioerê, Ubiratã, Janiópolis, Boa Esperança e Mariluz; e o segundo seminário, nos dias 20 e 21, para os educadores dos municípios de Moreira Sales, Quarto Centenário, Rancho Alegre D´Oeste e Juranda.
Compareceram 1300 educadores de 97 instituições.
As professoras Marieni Pizzatto Xaubet (área de educação) e Maria das Graças Bittencourt (área social) participaram de ambos os seminários comunicando a experiência do município de Palotina-PR na aplicação da Educação em Valores Humanos.
Os eventos foram coordenados pela professora Júlia Ribeiro Costa Vitório, chefe do Núcleo.
De 26 e 27 de julho, foi realizado o I seminário de Educação em Valores Humanos no município de Guairá-PR, para 200 educadores da rede municipal de ensino, correspondente a 15 instituições.
O evento foi organizado pela secretaria municipal de Educação e Cultura.
Foi realizado, nos dias 17 e 18 de agosto, o I Seminário de Educação em Valores Humanos no município de Rio Negro, Paraná. O evento foi aberto com palestra do prefeito, e teve a participação de 520 educadores de 48 instituições. Alguns educadores pertenciam a municípios vizinhos de Rio Negro, do estado de Santa Catarina. A secretária municipal de Educação de Palotina-PR, professora Judith Sendkto, sua assessora, professora Marieni Pizzatto Xaubet, e Maria das Graças Bittencourt, da Área Social, comunicaram como a Educação em Valores Humanos está sendo aplicada em Palotina-PR, nos vários segmentos da sociedade civil. Gravamos depoimento em vídeo, para futura edição, da professora Ivanilde Kuhl Fernandes, secretária municipal de Educação de Rio Negro e presidente da UNDIME-Paraná (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O evento foi organizado pela secretaria municipal de Educação.
Organizado em conjunto pela secretaria municipal de Educação e pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, foi realizado o I Seminário de Educação em Valores Humanos no município de Cianorte-PR, nos dias 9 e 10 de novembro, para 230 educadores de 12 instituições. Compareceram ao evento o prefeito e a primeira dama. A secretária municipal de Trabalho e Ação Social, Sra. Miriam Elena Souto Giacometti, e as professoras Marieni Pizzatto Xaubet (área de educação) e Maria das Graças Bittencourt (área social) participaram do seminário comunicando a experiência do município de Palotina-PR na aplicação da Educação em Valores Humanos.
De 20 a 23 de novembro, profissionais da Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI) e educadores da secretaria municipal de Educação de Fortaleza-CE se reuniram com o propósito de trocar suas experiências com as representantes do município de Palotina, respectivamente Miriam Souto Giacometti, secretária do Trabalho e Ação Social, e Marieni Pizzatto Xaubet, coordenadora da EVH da secretaria de Educação, e Gonçalo Medeiros e Elenira de Souza Domiciano, do Instituto Sathya Sai de Educação. Culminando com um encontro com a professora Isabel Lopes, vice-prefeita de Fortaleza. O evento foi coordenado por Meirinha (FUNCI) e Gislana (Educação).
O mundo conheceu, durante o último meio século, um desenvolvimento econômico sem precedentes sob os efeitos conjugados da segunda revolução industrial, do aumento da produtividade e do progresso tecnológico. Contudo, o modelo de desenvolvimento baseado apenas no crescimento econômico revelou-se profundamente desigual. As disparidades foram acentuadas pela competição entre as pessoas e diferentes grupos humanos. A relação entre ritmo do progresso técnico e a qualidade de intervenção humana torna-se, então, cada vez mais evidente, assim como a necessidade de formar agentes econômicos aptos a utilizar as novas tecnologias e que revelem um comportamento inovador. Requerem-se novas aptidões e os sistemas educativos devem dar respostas a esta necessidade, não só assegurando os anos de escolarização, mas auxiliando na formação e re-estruturação dos valores internos de cada profissional. Analisando-se este contexto observou-se a necessidade de uma transformação no quadro de funcionários da Prefeitura de Palotina lotados na Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos. Uma transformação que fizesse a todos parar a refletir sobre o amor, a paz, a ação correta, a verdade e a não-violência. E de que forma estavam vivenciando estes valores no trabalho, na família e na sociedade. Pensando nisso que no dia 24 de maio de 2001 tiveram início os trabalhos de Educação em Valores Humanos e na última sexta-feira, 14 de dezembro, aconteceu na Assemp o encerramento desses trabalhos, contando com a participação do vice-prefeito Silmar Soligo, da secretária de Obras, Neyla Garcia Seleme e demais secretários, diretores e funcionários. Na oportunidade foram entregues os certificados da conclusão de 06 meses do projeto. Foi um momento muito importante, onde se percebeu nitidamente o que cada ser humano carrega dentro de si, que é o amor. Durante toda a caminhada acredito que muito se aprendeu, mas que muito foi ensinado também para nós, coordenadores, diretores e secretários, e hoje com certeza podemos dizer: Palotina, é bom viver aqui!, enfatiza Marieni Pizzatto, coordenadora do projeto.