Seção Cidade
DA REDAÇÃO
TOLEDO – Paz, amor, verdade e retidão. Esses são alguns dos ideais buscados pela Educação em Valores Humanos, uma prática que vem ganhando espaço nas escolas e universidades brasileiras. A metodologia foi apresentada, durante estes três últimos dias, aos professores do Colégio Incomar.
Desde segunda-feira eles participam do Seminário de Formação em Valores Humanos ministrado por Gonçalo Vicente de Medeiros, presidente do Instituto Sathya Sai de Educação responsável pela disseminação do método pelo Brasil. "A educação em valores humanos ensina o homem a encher seu coração de compaixão, falar a verdade e dedicar seu corpo ao bem da sociedade", explica o presidente Medeiros.
Para alcançar os seus objetivos, a metodologia trabalha cinco técnicas: sentar-se em silêncio - para a compreensão da paz; cantos e músicas - para compreensão do amor; histórias com bons exemplos - para que a criança comece a trabalhar o inconsciente; além de citações e jogos em grupos.
"Os professores que participam, aprendem práticas de meditação e desenvolvem técnicas não de alfabetização, mas de amor universal e de perdão", garante Medeiros. Segundo ele, os professores saem transformados e potencializados num instrumento multiplicador, com capacidade para irradiar o que aprenderam. O objetivo do programa é mostrar que paz também se aprende na escola.
INÍCIO
Em 1968, na Índia, o educador Sri Sathya Sai Baba observou que o sistema educacional indiano formava muitos doutores, mas não os preparava para servir à coletividade, nem, tampouco, para atingir a plenitude da paz.
Ele notou que as qualificações acadêmicas se tornaram vazias sem a preparação de espírito para a vida. Assim, para atender a essa necessidade, nasceu a primeira escola onde as matérias eram permeadas pelos valores universais do homem, denominados por Sathya Sai Baba de Valores Humanos. Entre esses se inclui a multiplicação mundial do amor.
A partir dessa experiência foram espalhadas escolas para difundir este novo método de ensino por todo o mundo. Essas escolas vão do curso primário ao doutorado, e nelas o professor tem a garantia de formar exemplos de excelência em valores humanos. Esse método passou a ser chamado de Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (ESSVH).
SUCESSO MUNDIAL
Desde o seu surgimento até os dias atuais, o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos tem sido exaustivamente experimentado em mais de 130 países, atingindo indivíduos de todas as crenças, sempre alcançando sucesso acima do esperado.
Por ser complementar aos programas de ensino existentes, sua implementação não requer nenhuma mudança nos currículos ou cursos principais das escolas. Não demanda tempo extra e auxilia o professor a tratar com o programa curricular de modo muito mais eficiente. Toda essas características contribuem para sua aceitação por culturas diferentes.
No Brasil, o Instituto Sathya Sai de Educação é uma Organização Não Governamental, fundada em abril de 1993, com o propósito de divulgar essa nova visão da educação que realmente prepara o estudante para a vida.
Desde a sua implantação, o Instituto já formou mais de 18 mil pessoas e promoveu inúmeros congressos, seminários, palestras e outras ações de apoio necessárias à informação e treinamento de professores e educadores.